terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Vinte Centavos de Desabafo

Nunca me esquecerei do inconformismo e medo nos olhos do Haddad; do Alckmin; da Dilma e de vários outros políticos, muitos desapareceram no momento da explosão dos ânimos.

Era engraçado ver a Dilma procurar um “representante” para conversar e como pedia calma e ordem a população; bem ao contrário do que ela fez na vida quando era jovem e não ponderou pegar em armas contra os ideais que ela discordava.

O Alckmin, mais severo ao seu estilo, logo se cercou da força pública e procurou controlar a situação a sua maneira; mas deixou a prefeitura de São Paulo ao cargo do Haddad que, quase chorando, quase viu a Prefeitura ser invadida, o que realmente seria uma catástrofe...

Lembro-me do prefeito de Juazeiro do Norte, que pouco antes impôs uma redução salarial entre os professores e que, quando foi cercado por manifestantes se desesperou e precisou de ajuda da polícia para sair de lá... tudo por R$ 0,20.

No entanto... o político é inteligente... metidos na lama e querendo apenas exercer o poder em paz sem prestar muito contas das coisas, logo viram na criminalização do ato e do vandalismo a chance de afastar as pessoas de bem... isso salvou suas pele e lhes trouxe de volta a paz... dividir para reinar...

Lembra dos movimentos MST; dos sindicatos, dos partidos que tiveram suas bandeiras quebradas e proibidos de entrar na manifestação num primeiro momento ? O motivo ? havia gente de bem envolvida nas manifestações...

Elas foram afastadas sutilmente e o velho jogo do blá, blá blá voltou. E vivemos de novo a calma para o político reinar em paz e exercer o seu mandato; ou seja; dividir cargos e privilégios, destruir as empresas públicas; mamar até não poder mais... no entanto, o exagero é tanto que Olhem a Petrobrás ? Olhem o legado da Copa mais corrupta do mundo cujas contas ainda não foram pagas mas os estádios já apresentam deteriorização; ao menos o mico do 7 X 1 já passou, ao vivo e a cores para todo o mundo, e quem gosta de futebol deve ter achado uma graça o espetáculo proporcionado pelo velho Brazilzinho... com z mesmo... com samba e carnaval; só o Brazilzinho mesmo e seus políticos serelepes para dar ao mundo este show a parte.

Se num primeiro momento nosso amiguinho Blatter ficou chateado por ter o dedo das pessoas de bem apontando para sua cara e exigindo explicações de tantas maracutaias da Fifa; se fugiu depois das vaias da Dilma e do seu pedido de "Fair Play" no auge das manifestações que poderia ter levado o mundo a melhor copa do mundo, "aquela que não existiu"; agora alegre e sorridente, depois de fazer o governo brasileiro de idiota, achou maravilhoso voltar com alguns centavos do muito que levou e encaminha-los a CBF para investimento no esporte; eis o legado da Copa, pagamos bilhões e recebemos uns milhões de trocadinho, recebemos não, entregamos para a CBF; uma das instituições mais séries e respeitadas do mundo; só alguns jornalistas recalcados não veem isso

Responsabilidade é uma palavra que só volta a ser lembrada de vez em quando, se algo de grave acontece, por exemplo, Alvarás é uma eterna competencia Municipal que enriquece muitos amiguinhos do poder, uma lei que só serve para estorquir pessoas de bem que tentam trabalhar e gerar empregos mas não conseguem obtê-los, já nasceu para não ser cumprida e gerar um "jeitinho" das coisas passarem. Só que infelizmente, quando algumas centenas de jovens perdem sua vida num acidente como o da Boate Kiss em Santa Maria, RS, é que se vê que ela não tem sentido algum, note como os funcionários públicos e políticos da cidade não tinham nenhuma responsabilidade no fato. Imediatamente, aqui em São Paulo, o nosso prefeito começa uma inspeção maluca atrás de todo e qualquer problema... é o momento que é preciso se dar um sentido a uma lei, passa o tempo e tudo volta a ser como antes e, o velho lenga lenga das fortunas que são criadas entre funcionários de baixo salário retorna.

É como as leis de trânsito, para os DETRANs... uma ótima fonte de renda através de multas justas e necessárias; ninguém quer melhorar o trânsito ou proteger a vida, o importante é a arrecadação; que seja sempre melhor e mais eficiente... as pessoas continuam perdendo a vida em atropelamento, alcoolismo no volante, rachas e, praticamente; tudo se resolve destroçandas financeiramente motoristas de bem em pequenos detalhes e contravenções sem sentido; ora um extintor, ou invasão de uma faixa de ônibus num domingo por confundir uma faixa permanente com outras que funcionam durante os dias úteis... um sinal vermelho num lugar perigoso e deserto, ninguém pensa em meios de proteger a pessoa e educar o motorista, o foco é a arrecadação. Ninguém pensa em proteger um cidadão que cometeu um deslize e tem uma ficha de conduta no trãnsito de anos sem registro, só se deseja receber em dinheiro, às vezes, um valor equivalente ao IPVA de vários anos.

E por aí vai... perdemos uma Petrobrás... mas ninguém tem culpa... Desviamos milhões numa copa, mas ninguém tem culpa; Não investimos em infraestrutura hídrica, mas ninguém tem culpa... O enriquecimento absurdo dos amigos do poder, ninguém tem culpa, se tem uma coisa que o político não tem é responsabilidade de nada; por isso, seu salário sempre é líquido e certo; suas aposentadorias especiais, seus planos de saúde, impecáveis...

Mas o que mais me indigna, na internet, é ver uma pessoa normal (Não as pagas que existem de monte), se iludir com nomes de políticos e querer defende-los, ora é a Presidente dos pobres; ora o Prefeito amigo da população; ou o governador dos que trabalham e por aí vai. E tem os que conseguem defender um partido político, sim, existem pessoas que conseguem ter um.

Políticos presos e condenados são vistos como Heróis... (Do quê mesmo ?) Tem os que conseguem elogiar pessoas do alto escalão da Petrobrás... tudo perseguição política... que empresa privada daria um voto de confiança a um administrador deste tipo dentro de sua empresa?

Não é pelos R$ 0,20; o entanto, os porcos que estão acabando com a estrutura do nosso país, com o nosso aval e conivência, talvez nos levem a uma situação muito ruim, jamais direi irreversível, por que sempre, por incrível que pareça, existem pessoas que conseguem trabalhar e produzir no meio deste deserto da corrupção; Mas o aumento da pobreza, da criminalidade, da falta de educação, da saúde precária; ao contrário das propagandas políticas que todo mundo viu, custará a vida de muita gente de bem, que morrerá pela falta de recursos básicos de segurança, saúde e infra estrutura; ou alguém acha que todo este dinheiro desviado não vai fazer falta alguma ?

Nenhum comentário: