quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Vamos Pensar ?

Não quero fazer pré-julgamento, mas apenas analisar friamente algumas questões do que acontece a nossa volta

No livro "A Revolução dos Bichos", Orwell fazia sátira sobre uma revolução onde, numa fazenda, um grupo de animais, que sofriam as agruras da opressão ditatorial de um fazendeiro, lutam e conseguem a liberdade.

A partir daí, vemos como o egoísmo e a sede de poder de algumas criaturas põem tudo a perder, alguns porcos resolvem dominar o grupo e leva-los de volta a uma escravidão ainda pior, com única diferença, eles passariam a ter o poder que era do antigo fazendeiro. Um livro que eu li com 15 anos e, apesar disto, nunca imaginei que viveria história semelhante, pois as revoluções ideológicas atuais parecem levar a mesma situação.

Neste livro havia o "Burro Benjamin" , que tinha consciência de tudo o que acontecia, e via as segundas intenções e as mentiras no desenrolar de toda história.

Pois bem, olhando tudo o que acontece no nosso país vem a questão cruel, que de certa forma vem sendo questionada por muitos: "Dilma sabia tudo o que acontecia na Petrobrás?"

E a resposta desta questão é booleana, sim ou não; verdadeiro ou falso, positivo ou negativo, zero ou um... Vamos pensar nas hipóteses de resposta:

SIM: Então, ela seria no mínimo conivente, e deixaria tudo ocorrer por medo ou por concordância... e neste caso, realmente, um impeachment é um instrumento legítimo e necessário;

NÃO: Então, aparentemente, ela é extremamente incompetente nos cargos que ocupou e que ocupa; e fico refletindo... a presidente é incompetente ou conivente ? E os outros membros do governo... e o Lula ? E os ministros ?

Eu fico tentando entender o que leva as pessoas de bem a defender tal situação; note bem, as pessoas de bem; eu sei porque um sindicato, ou empresas, ou advogados, ou políticos, ou beneficiários do esquema o fazem... mas uma pessoa de bem o que pensa ? Baseado numa resposta onde: Não existe a corrupção, tudo é uma grande mentira orquestrada sobre pobres defensores do povo que querem tomar o poder; pensando assim existe roubo ou corrupção e temos verdadeiro anjos de luz na política.

A corrupção existe, mas ela tem uma boa causa, o dinheiro público desviado é utilizado para defender estes heróis do povo para não deixar as garras do mal tirar o poder de suas mão e para que eles possam continuar defendendo os pobres e oprimidos e dando chance a quem nada tem.

E há ainda uma versão importante de algumas pessoas de bem, que apesar de acreditarem que a corrupção existe e que os que ocupam os atuais cargos no poder; vale a pena pois, eles fazem coisas muito boas pelos oprimidos e, compensa pois, no caso de outros governantes, haveria apenas a mesma corrupção sem nenhum benefício e, pior, mais opressão ainda.

E você o que pensa ?

7 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom, vamos pensar então - havia feito um comentário, mas ficou comprido e confuso, e ultrapassou a capacidade de caracteres, então tentarei ser sucinto.

Analisando friamente, me parece que seu texto não é uma análise, mas a tentativa de criar um juízo. A condenação ou não de Dilma... (Nesse caso, de antemão é óbvio que ela é culpada, assim como todos os governantes negligentes que temos desde a refundação da democracia. Nesse caso, Alckimin também é culpado pelo caos da água em São Paulo, poderíamos impedi-lo também. E já que é para ser imparcial, que tal um impedimento da presidência, vice-presidência, presidência do senado, câmara e uma série de governadores, prefeitos e vereadores, Assim como a prisão de empresários, donos de emissoras de Tevê sonegadores de impostos, donos de empreiteiras etc, etc... Vamos derrubando um por um. Seria desejável de minha parte.)

Você faz também uma pretensa crítica à ideologia. Mas se é possível sugerir que faça uma auto-crítica, é possível dizer que seu texto não é imparcial, tampouco frio. Seu texto é ideológico na medida que apresenta uma condenação moral da vontade de poder, e tal condenação da vontade de poder é própria à ideologia cristã, que atravessa os séculos(não vejo uma justificação para uma condenação a priori da vontade de poder - e não concordo com a apropriação do livro de Orwel, pois sua interpretação está reduzida ao juízo de valor sobre as personagens desde uma condenação do poder, das personagens que ocupam o poder e não atenta, pelo contrário, a uma crítica do Estado, que é o sentido da decadência do poder, para Orwel).

Nesse caso, eu diria, que você é alguém que simplesmente deseja que o PT saia do poder - de minha parte, não desejo que um partido saia do poder, desejo uma vontade de poder contra todo o estado, que não vem de um partido, nem de uma pessoa - e antes que se diga que isso que digo é utópico, invoco aqui o livro que você mesmo cita, de Pierre Clastres, cuja tese é justamente sobre uma comunidade indígena que direciona toda sua atividade política para que não seja possível a formação de uma classe política...

Creio, também, que não faz parte do seu desejo uma análise da corrupção, ou da situação política atual, ou da busca de uma alternativa para além do que temos...

De minha parte, imagino que o grande problema é achar que toda decadência está na vontade de poder. Pelo contrário, eu acho que a decadência está na condenação moral da vontade de poder, que faz com que aceitemos a autoridade de qualquer que ocupe o poder de estado - da presidência à polícia, como se só nos coubesse escolher aqueles que nos governam, a partir de uma vaga ideia de bem comum... Bom, para mim todos esses conceitos são a própria decadência - bem comum, senso comum, cidadão de bem, juízo, direito... Se é para pensar vamos ao limite. E o problema é que há pouca vontade de poder e muita moral.

Unknown disse...

"Não desejo apenas que um partido saia do poder"*

Pandiá Anderaos disse...

Realmente o meu texto é direto... o que eu questiono apenas é, como proponho nas minhas aulas de Lógica de Programação, identificar se Dilma sabia ou não... pois, por esta lógica, fica evidente que a presidente ou é incompetente, conivente ou participante do esquema... o que a desqualifica. Ponto.

Pandiá Anderaos disse...

Se aplicarmos a lógica no sentido que você propõem, com excessão da questão da água de São Paulo que mostra apenas má gestão, ineficiênica ou ingenuidade perante a seca... teríamos resultados surpreendentes. No caso Alckmin seria mais interessante coloca-lo frente a questão do escândalo do metrô de São Paulo. E muito bem lembrado a questão da conduta moral de cada um... a sociedade é reflexo de seus costumes... a escravidão por exemplo foi banida de tempos e tempos na história da humanidade... um dia será realmente totalmente banida...

Pandiá Anderaos disse...

E finalizando suas oportunas opiniões, tenho uma fixação com a obra de Orwell que me marcou muito em relação a manipulação e controles das massas, lembro muito delas nos textos pois é uma das obras que acho importante que todos os meu alunos leiam, e tirem suas próprias conclusões... Obrigado pelos comentário Meciano... suas opiniões são muito importantes...