sábado, 9 de novembro de 2013

ESQUERDA OU DIREITA ? Ideologia, eu quero uma prá viver...

O grande problema deste páis é o "Epicentrismo"... o que é epicentrismo ? É olhar as coisas do seu ponto de vista... como eu posso julgar e opinar sobre um jogo do Palmeiras X Corinthians se eu sou Palmeirense ?

Para quem quiser ir mais fundo, é só ler Pierre Clastres em "A Sociedade Contra Estado", um livro cujo maior mérito é ir estudar uma outra sociedade, a sociedade dos índios, mas fazer isto jogando no lixo a sua visão de mundo, ou seja, deixar de lado o mundo dito "civilizado", ou seja, se despojar do Epicentrismo, deixar de ser o "Centro do Universo".

Se eu sou de ESQUERDA eu não posso enxergar os assassinatos de Che Guevara, a loucura do poder do Mao Tse Tung, a ditadura de Fidel Castro, as mortes de Stalin... e tantos outros... falar mal do PT, nem pensar, Dirceu é um herói perseguido, Genoíno, que tive o desprazer de apertar a mão, um grande batalhador, Lula a personificação da defesa de um povo combalido e necessitado, Dilma a melhor coisa que já surgiu no país, até porquê o PT mandou votar nela. Haddad, que tomou a prefeitura de São Paulo por indicação do chefe, tem toda a liberdade e necessidade de falar as maiores bobagens que já vi no início das manifestações de São Paulo, até ser orientado sobre como agir e, claro, aumentar o IPTU e tentar ganhar créditos diante da óbvia e conhecida máquina corrupta da cidade de São Paulo, pisando com cuidado pois o seu aliado político também não pode ser atingido. Prender qualquer mensaleiro é condenar um herói que só buscava o melhor para o povo, jamais o benefício próprio... corrupção não existe no PT, aliás... agora existe um pouquinho porquê o chefe pôs no discurso. Não pensem... apenas defendam e justifiquem os atos da ESQUERDA, que só não matou e fuzilou porquê não tomou o poder pelas armas, na época da ditadura, fatos que ocorreram de forma "necessária e inevitável" na China, em Cuba, na URSS, etc.

Se eu sou de DIREITA ai a questão é outra, começo a entender a necessidade do uso da tortura e das perdas dos direitos individuais na ditadura militar, entendo que era uma guerra justa que protegia a família brasileira e os cidadães de bem, os inimigos do Araguaia que ousaram desafiar o regime infelizmente, a partir de certo momento, tiveram que ser atirados ao ao mar pois fariam males pior ao Brasil. Os estupros de militantes em Minas, fazer o quê... eram mentes perniciosas que provocaram heróis estressados e sob pressão, foi inevitável. A truculência do Médici foi a única alternativa, o AI-5 e o fechamento da rede Excelsior completamente necessário. O caso Herzog um lamentável acidente, e como tal, justifica-se, como os torturadores podiam perceber que era um pacifista ? A bomba do Riocentro uma fatalidade, antes tivesse dado certo e a abertura fosse adiada. Está ai a prova, o governo civil e democrático atual só fomentou a corrupção... estamos do lado certo.

E onde fica o Humanismo, o bom senso e o livre direito de pensar e achar ? Não sou nem de esquerda e nem de direita... busco o bom senso e meus interesses e minhas idéias... Qual o problema de ler a Veja ? Ou a Carta Capital ? Ou ler Marx ? Ou o blog do Zé Dirceu ? Ou as opiniões do Fenando Henrique ? Ou analisar as idéias da Marina Silva ? O pior é ser analfabeto... temos de ler tudo isto e entender que não existe anjos ou demônios pois, ninguém é 100% alguma coisa... (Aqui eu recomendo aos meus alunos a lerem "A Igreja do Diabo", um fantástico conto de Machado de Assis.

Tenhamos o bom senso de perceber que na brincadeira de Esquerda X Direita um bando de sanguessugas descobriu a fórmula mágica manutenção ou alternância do poder, que traz o enriquecimento ilícito e os melhores empregos do país... e cabe a quem for adepto de um dos lados santificar e proteger um destes times e atacar o outro, isto é democracia.

E a grande Maracutaia Brasil, feita de Alckmin, Lula, Serra, Haddad, Maluf, Genoíno, Sarney, José Dirceu, Kassab, Collor e tantos outros agradecem de coração... ESCOLHA O SEU TIME E DANE-SE O BRASIL, QUE CONTINUARÁ SENDO O PAÍS DA ALIENAÇÃO E DO ENRIQUECIMENTO ILÍCITO.

Aqui o idiota é você, parabéns !!!

"Os meus heróis morreram de overdose... os meu inimigos, estão no poder... ideologia, eu quero uma prá viver..." (Cazuza)

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Pandiá!

Percebo que esse tema é algo que te faz pensar com mais introspecção... não é a primeira vez que ele aparece no seu facebook, e agora no seu blog.

Eu acho que o principal ponto destacável do seu ponto de vista é a suspeita de qualquer "ícone"... É preciso, realmente, se livrar dos ícones. Deve-se considerar Che, Lula, Mao, Médici etc, como homens motivados por aspectos que não os separam de uma vontade de poder; que não os separam das próprias estratégias para sustentar o poder, e daí as consequentes formas corruptas de suas ações... E creio que, sobretudo, a política não é redutível a um sim e um não; uma pretensa esquerda e uma pretensa direita... Creio que é preciso pensar essa questão para além da ideologia (isto é, para além daquilo que nos remete a uma clausura ou uma ilusão). Acho que esquerda e direita se definem por um aspecto ético e de percepção. E é nesse sentido que eu ainda acho relevante manter uma noção de esquerda, mas enquanto aspecto ético e esse aspecto consiste na "resistência ao poder", como coloca o filosofo francês Gilles Deleuze. Eu entendo que a "esquerda" não é o governo, e não pode ser jamais o governo. Pois, na medida em que passa ao governo não mais pode ser a "esquerda" que se significa naquele aspecto ético de resistência... Entretanto, pode-se dizer que há governos capazes de atender a certas demandas de uma reivindicação de esquerda ou de direita... De todo modo, a questão importante é o aspecto ético e de percepção que creio mantém ainda uma "posição" de esquerda e esta se configuraria na, já dita: resistência ao poder; no olhar que remete antes ao horizonte e depois chega a si mesmo (nesse sentido suspeitando sempre das clausuras, das "ideologias".) e principalmente mantém uma visão crítica sobre as condições materiais que garantem o desempenho cotidiano da vida, justamente como forma de perceber outras determinações que estão para além dos governos e sua (má)vontade.
Nesse sentido, não acho que você não esteja nem à esquerda ou à direita.. Talvez, não no aspecto ideológico que é capaz de justificar do Stalinismo ao Nazismo. Mas no sentido da ética - o da resistência ao poder, como expresso na citação de Cazuza ao final do texto - certamente está à esquerda... Aliás, é este os sentido próprio da esquerda.

Abraço!

Pandiá Anderaos disse...

Realmente não consigo estar a direita ou a esquerda, aliás, me pergunto qual obteria o melhor resultado humano? Seus comentários são muito pertinentes... vou pensar a respeito...