quinta-feira, 7 de março de 2019

Aqualtune, A Princesa Negra !

Apesar de não gostar da idéia de se misturar escola de samba com time de futebol, fui surpreendido pelo belo samba enredo da Mancha Verde; Aqualtune, a princesa negra. Uma personagem que nunca citada nos meus tempos de escola, mas que tem uma biografia de luta e coragem que serve de inspiração para os que duvidam do poder que existe dentro de cada um, do potencial de se lutar contra as adversidades mesmo quando tudo parece perdido.


Para quem quiser saber mais, o link do Wikipedia e muito mais na internet: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aqualtune

O Samba Enredo da Mancha Verde 2019:

Oxalá, Salve a Princesa! A Saga de Uma Guerreira Negra

Tambores vão ecoar, a festa vai começar
O meu batuque traz a força do terreiro
A mancha verde é kizomba, amor
Salve a princesa! Viva o povo negro!

Tambores vão ecoar, a festa vai começar
O meu batuque traz a força do terreiro
A mancha verde é kizomba, amor
Salve a princesa! Viva o povo negro!

O ora ie ie ô ora ie ieu mamãe Oxum
Um ventre de luz, o fruto do amor
Kaô kabecilê Xangô
África, suntuosa riqueza
África, reluz o encanto e a nobreza

A fé conduz o Congo a lutar
Tristeza marejou meu olhar
Oh Senhor, tem piedade
Dos corações sem liberdade

A alma que chora, a pele que sangra
Qual será o meu valor?
Entrego minha vida
Rainha do mar, Iemanjá

A alma que chora, a pele que sangra
Qual será o meu valor?
Entrego minha vida
Rainha do mar, Iemanjá

Aportei, na terra do Sol e do maracatu
Vidas no suspiro derradeiro
Na fria solidão do cativeiro
Mãos calejadas a lavourar
Não perdi a fé nos Orixás

Senhora do Rosário, oh, Nossa Senhora
Aos pés do seu altar, clamo a igualdade
Palmares, vi um céu de luz e liberdade
A força de Zumbi a nos guiar

Nas bênçãos de Oxalá

Nenhum comentário: